Main Menu

Térmitas

 

As térmitas são insectos que se alimentam de celulose, danificando por isso, estruturas de madeira, como sejam móveis, portas, ombreiras ou de qualquer outro material derivado da madeira.

Organizam-se em colónias e dividem-se nas reprodutoras, obreiras, soldados e aladas.

Existem três espécies:

Térmitas de madeira húmida

São de cor castanha e atingem entre 5 e 10 mm de comprimento. Alimentam-se de madeira em decomposição como troncos de árvores velhas ou pedaços de madeira enterrada, podendo depois de estabelecidas passar para madeira sã.

Térmitas de madeira seca

Podem atingir em adulto os 7 mm de comprimento. Têm o tórax e o abdómen pálido e a cabeça mais escura. Constroem o ninho na madeira seca, que serve ao mesmo tempo de abrigo e alimento. Expandem a colónia em todas as direcções. Por fora, a madeira pode aparentar estar sã. Com frequência são detectadas pelas bolinhas que ejectam para o exterior pelos pequenos orifícios das madeiras atacadas.

Térmitas subterrâneas

Têm o corpo largo e branco e a cabeça castanha e atingem entre 5 e 10 mm de comprimento. Constroem o ninho no solo, geralmente húmido. Na procura de alimento (madeira ou outras fontes de celulose), costumam fazer percursos à superfície.